quarta-feira, março 28, 2012

Livro: "Circos e Palhaços Brasileiros" revela rotina da arte circense no país

Entre outubro de 1997 e julho de 2000, o professor Mario Fernando Bolognesi visitou circos de diversas regiões do país. Seu objetivo foi documentar parte deles e registrar momentos dos palhaços, dentro e fora do picadeiro, e o repertório cênico dos personagens em reprises, entradas, esquetes, comédias e dramas. Desta experiência resultou o livro "Circos e Palhaços Brasileiros", lançamento do selo Cultura Acadêmica.
Imagem de Jurubeba (Valdir Sampietro), do Circo Sandriara, em Fernando Prestes (SP) (20/03/1998)
O livro tem 38 capítulos --sendo cada um deles destinado a um circo--, que trazem fotografias, impressões pessoais de Bolognesi e várias entrevistas feitas com os palhaços. A obra aborda tanto aqueles que tiveram seu aprendizado no circo-teatro --os chamados palhaços de palco-- ou os "tapas-buracos" dos circos grandes. Além das habilidades circenses, o autor registrou também shows musicais, teatro (nas modalidades drama, comédia, esquetes e chanchadas) e tourada.
Segundo o autor, "Circos e Palhaços Brasileiros" é uma obra que não se encerra. Seu objetivo é documental e procura registrar o real estado dos espetáculos desenvolvidos em lonas circenses. Entretanto, abre espaço para que o panorama apresentado se amplie, dando oportunidade para que novas tendências circenses sejam experimentadas. Bolognesi é também autor de "Palhaços", publicado pela Editora Unesp em 2003, que estuda a arte do palhaço tomando por base a dramaturgia, a interpretação e a encenação.


"Circos e Palhaços Brasileiros"
Autor: Mario Fernando Bolognesi
Editor: Cultura Acadêmica
Páginas: 254
Preço: Grátis

Fonte: Uol

JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário