domingo, abril 17, 2011

Entrevista com o Palhaço Mamão


Fala Palhaço - com Palhaço Mamão!

O que motivou você a entrar no projeto da ONG Hospitalhaços?
Ao concluir a minha faculdade, em 2002, tive mais tempo livre e pude realizar o sonho de fazer a diferença na vida das pessoas, como voluntário. Comecei a conversar com alguns amigos sobre este sonho até que uma amiga indicou os Hospitalhaços, onde estou desde então.

O que é preciso para se tornar um Palhaço de Hospital?
Acima de tudo coragem de encontrar e escancarar o seu próprio ridículo. Ter a consciência que estamos em um ambiente hospitalar e temos que seguir as normas de comportamento e infectologia. Disciplina e persistência também fazem-se necessárias.

Como escolheu seu nome de Palhaço? Mamão é um apelido que eu tinha antes de ser palhaço, na época da faculdade, em uma situação muito engraçada e que me traz boas recordações. Quando entrei nos Hospitalhaços, resolvi utilizá-lo.

Sua família e amigos te apoiaram nessa decisão?
Sem dúvida!

Qual a vantagem de ser um voluntário?
Começamos achando que vamos fazer muito bem para os outros,mas descobrimos que faz muito mais bem para nós mesmos!

O que mudou em sua vida após entrar no projeto?
Minha visão de mundo cresceu demais, convivi com realidades muito diferentes da que eu imaginei que existiam.

Você teve alguma dificuldade para se adaptar com a realidade de um hospital?
No início,para acertar a minha postura dentro do hospital. Depois que se “pega o jeito”, é igual andar de bicicleta.

Você se inspira em alguém quando incorpora o Palhaço Mamão?
Me inspiro nos palhaços que eu via quando meus pais me levavam ao circo, aqueles bem atrapalhados e barulhentos. Eu morria de medo, mas sempre achei o máximo!

Como você encara uma situação mais difícil como algum paciente ou acompanhante que seja resistente às brincadeiras? Com naturalidade, como em qualquer trabalho,voluntário ou não, é necessário conviver com resistências.

Houve algum momento marcante durante todo esse tempo como Palhaço? Nesses 7 anos de atuação ocorreram vários, alegres e tristes. Para não ser injusto com nenhum, deixo aqui o último. Ocorreu no Mc Dia Feliz 2010 (28/08/2010). Encontrei com uma família almoçando, eram pai, mãe e filha, uma menina linda, de uns 2 anos. Ocorreu uma empatia muito legal entre a menina e o Palhaço (eu!), sentei-me ai lado dela, perguntei o seu nome, ela perguntou o meu, dei um nariz de palhaço de presente que ela adorou e saiu usando. Logo em seguida o pai veio falar comigo, com uma cara de espanto, e me confidenciaou que a sua filhinha sempre morreu de medo de palhaço e que há poucos segundos ela tinha, pela primeira vez na vida, brincado com um palhaço. É de arrepiar!!!!!!!!!

Por favor, deixe uma mensagem para todos que gostariam de participar de um projeto como voluntário.
Ser voluntário traz uma “espécie de magia” para nossas vidas, te deixa com a alma “lavada” a cada vez que atuamos. É TÃO BOM ESTAR AQUI DENTRO!! Seja voluntário!! Venha conosco!!!

Muito legal a entrevista feita pelo Blog do Palhaço Jabuticaba, também voluntário, ao palhaço Mamão. Divulgar experiênçia e dedicação de Palhaços como Mamão "Marcelo Frade" é importante para novos e antigos voluntários, que nossa ONG cresça cada vez mais no respeito e dedicação de todos.
Abraços Galera.
Blog Palhaço Jabuticaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário