terça-feira, março 15, 2011

A Corrente do Bem


Hoje a dica de Filme tem um forte apelo emocional, sob a mensagem de "você pode salvar o mundo". A Corrente do Bem conta a história de um jovem que crê ser possível mudar o mundo a partir da ação voluntária de cada um.
Um professor de Estudos Sociais faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Ele sugere o mesmo trabalho de sempre no primeiro dia de aula, sem maiores expectativas quanto aos resultados: os alunos têm de pensar num jeito de mudar nosso mundo e colocar isso em prática.
Um de seus alunos, o garoto Trevor resolve levar o trabalho a sério e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas.
O filme a "Corrente do Bem" parte dessa premissa, parece querer nos dizer que aquilo que nos parece aparentemente impossível pode estar ao nosso alcance.
Essa corrente funciona como as pirâmides através das quais as pessoas tentam ganhar dinheiro, só que ao invés de utilizar essa artimanha para multiplicar os ganhos materiais, a proposta do garoto encaminha-se no sentido de fazer com que as pessoas pratiquem o bem para os outros, sem esperar qualquer devolução ou retorno.
Este filme consegue nos passar uma mensagem muito interessante. Se cada um de nós nos propusermos a ajudar três pessoas, como é sugerido no filme, essa corrente iria aumentar rapidamente.
O filme é uma lição de vida, pois muitas vezes nos negamos a ajudar, na verdade nem pensamos nos outros, esquecendo que um simples ato poderia mudar o mundo.
Perceberam como, uma simples idéia lançada numa sala de aula acabou por se tornar uma verdadeira revolução no pensar e no agir?
Apenas imagine. Você faz um favor que realmente ajuda alguém e diz para ela retribuir passando adiante para três pessoas que, em troca, devem pagar para mais três e sem parar em uma abundância global de generosidade e decência.
Impossível?
Quanto impacto pode ter uma idéia sincera?
Faça um favor a você mesmo e descubra: veja A Corrente do Bem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário