Semana visa conscientizar importância de amamentação
Começou nesta quinta-feira (1) a 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno. A campanha, que é realizada em 170 países do mundo, se estenderá até o próximo dia 7 e visa sensibilizar as mães da importância de amamentar a criança. Algumas cidades aproveitam a ocasião para divulgar a necessidade da doação de leite.
“O leite humano tem propriedades que a indústria, com toda a tecnologia mundial, ainda não consegue fazer alguma coisa semelhante ou um substituto, principalmente na parte imunológica”, explica a pediatra Carmen Elias, em entrevista à Agência Brasil. “O leite materno protege a criança de infecções. A gente sabe que o bebê nasce com zero proteção e é o leite da mãe que supre essa deficiência”, acrescenta. Segundo ela, o ideal é que a amamentação ocorra até 6 meses de idade.
De acordo acordo com uma pesquisa realizada no Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, a amamentação aumenta o QI das crianças. Os estudiosos, de acordo com o site Aleitamento.com, acompanharam mais de 1.300 crianças com três anos de idade. Os bebês completaram os testes de inteligência padrão com três anos e depois com sete. Os bebês que eram amamentados durante o primeiro ano de vida ganharam uma média de quatro pontos no seu QI, em comparação com os bebês que não foram amamentados por todo esse período. Essas crianças eram mais capazes de compreender o que os outros estavam dizendo-lhes aos três anos e tiveram inteligência verbal e não-verbal superior aos sete anos.
Doação
Para doar leite basta que a lactante seja saudável, amamente o próprio filho e produza uma quantidade excedente do alimento. Atendendo a essas exigências, a mãe recebe orientações sobre a coleta e estocagem do leite humano em sua própria casa.
Em Campinas, por exemplo, o Banco de Leite ajuda mais de 20 cidades e, de acordo com a Prefeitura, está distribuindo mais o alimento do que se é arrecadado. Em junho, o registro mostra que apenas 12,3 litros foram arrecadados, enquanto 49,5 litros foram destinados aos bebês que necessitavam do alimento. Assim, 37,2 litros acabaram sendo retirados diretamente do estoque sem que fossem repostos integralmente.
Para quem se interessar, o Centro de Lactação da cidade fará o cadastro e o agendamento de uma visita domiciliar, na qual é entregue o kit de doação (frasco estéril, touca e máscara) e a mãe fornecerá o cartão pré-natal e/ou exames (hemograma e sorologias) realizados durante a gestação. Semanalmente, o Banco de Leite irá na casa da lactante para deixar um novo kit de doação e recolher os frascos com o leite doado, que deve estar congelado.
Quem desejar ser uma doadora deve entrar em contato com o Banco de Leite de Campinas pelo telefone (19) 3306-6039.
A semana
A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, sigla do nome em inglês) e ocorre em 170 países com a meta de aumentar os índices de aleitamento materno. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999.
Talita Bristotti
Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços
Nenhum comentário:
Postar um comentário