Há alguns meses atrás, navegando pelo Facebook Jonas se deparou com um anúncio da ONG recrutando publicitários para o seu time de comunicação. “Eu estava procurando emprego e vi o anúncio. Mesmo não tendo muito a ver com minha área eu não podia perder a chance. Mandei meu currículo.”
E foi assim que no dia 26 de abril o e-mail/currículo de Jonas chegou para o Coordenador de Comunicação da ONG, Marcelo Frade. Mas não era um e-mail comum e logo no início as singelas palavras de Jonas chamaram a atenção:
“Olá prazer, sou Jonas. Sei que meu currículo quase não tem nada a ver com a área que vocês querem, eu tô cursando Administração, mas meu sonho é ser palhaço por um dia. Não quero dinheiro, só queria passar por essa experiência única na minha vida se Deus quiser. Obrigado pela atenção. Deus abençoe a todos vocês agentes da alegria”.
O e-mail de Jonas comoveu Marcelo e foi suficiente para que o Coordenador de Comunicação convocasse uma corrente do bem com a finalidade de realizar o sonho de Jonas. A ideia era trazer Jonas, que mora em Mogi Guaçu pra participar da quadrilha de palhaços na Festa Junina da ONG.
Com a ajuda dos "elos da corrente do bem", como Rodrigo (Zera), Adriana, Romer e a coordenação geral da ONG, Marcelo conseguiu viabilizar a vinda de Jonas e sua participação na festa junina. No dia da festa, usando seu nariz de palhaço, Jonas transbordava alegria: “O dia de hoje marcou a minha vida. Os palhaços levam felicidade para as crianças, elas esquecem que estão doentes porque a felicidade é maior que a tristeza. O palhaço tem sempre um sorriso no rosto. Problemas e momentos difíceis todo mundo tem, mas são gestos como esses que fazem tudo valer a pena."
E quando o palhacinho novato achava que não caberia mais felicidade em seu coração descobriu que a corrente do bem tinha ido além. Durante a própria festa Jonas foi apresentado a Aline Péccolo (Coordenadora do projeto Gotas de Sorrisos, ONG parceira do Hospitalhaços) e convidado pra ser oficialmente um palhaço de hospital, atuando na região de Mogi junto à Gotas de Sorrisos.
A ONG atende 2 hospitais em Mogi Guaçu, 2 em Mogi Mirim, 5 casas de abrigo em Mogi Guaçu, 2 lares de terceira idade e atua também em Estiva Gerbi. O projeto existe há 1 ano e segue os moldes do Hospitalhaços, humanização utilizando a figura do palhaço.
“O Jonas vai passar por treinamentos e orientações antes de começar o trabalho. Agora ele terá todo um processo de nascimento do seu palhaço e logo estará atuando e vivenciado seu sonho", garantiu Aline Péccolo.
Dá pra imaginar o tamanho do sorriso de Jonas depois de descobrir tudo isso?
“Tinha fé em Deus que ainda ia realizar esse sonho e Ele colocou no meu caminho pessoas especiais que se juntaram pra tornar tudo possível. Só tenho a agradecer, hoje é um dia muito feliz!”
A ONG Hospitalhaços que agradece Jonas!
Histórias como a sua são fontes de inspiração pra seguirmos o trabalho com amor e alegria, sempre.
Nubia Teodoro
Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços
Jonas Machado |
O coordenador de comunicação dA ONG Hospitalhaços, Marcelo Frade e a coordenadora da ONG Gotas de Sorrisos, Aline Péccolo. |
Há um equívoco na matéria, o grupo Gotas de Sorriso não é uma ONG, procurei os registros e nada encontrei, queria uma instituição assim aqui em Mogi Guaçu para ajudar financeiramente, mas tem que ser ONG, e não tem ainda na cidade um grupo cadastrado. Att. Marisa Ermete Gomes.
ResponderExcluir