segunda-feira, maio 06, 2013

Rir é o melhor remédio


Segundo o ditado popular “Rir é o melhor remédio”, mas será que é verdade?

Um estudo realizado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, afirma que sim, o ato físico de dar risadas é responsável pelo efeito de bem-estar físico e emocional. Mas vale ressaltar que só existem benefícios quando o riso é causado por felicidade ou euforia. Segundo a pesquisa, quando o indivíduo ri, seu organismo:

Produz e libera uma maior quantidade de endorfina, substância analgésica que aumenta a tolerância à dor;

Melhora o fluxo sanguíneo, diminuindo o esforço do coração;

Liberta o estresse acumulado e as emoções dolorosas, e de medo.

Por isso, o trabalho do Hospitalhaços é fundamental, pois além de humanizar o ambiente hospitalar, provoca o riso nos pacientes e estes aumentam a tolerância à dor. É um ciclo que proporciona bem-estar para todos (pacientes, familiares e equipe do hospital).

Dica para estimular a risada:

- Relembre momentos divertidos e procure curti-los novamente. Fazer isso com alguém é ainda melhor.

- Ao longo do dia, fique mais perto de colegas de trabalho ou amigos bem humorados. Ouvir as pessoas rindo é sempre contagiante. Também tente prestar atenção nas situações engraçadas que acontecem ao seu redor - esse "treino" estimula a risada!

- Fuja de notícias ruins na TV, nos jornais e na net. Em vez disso, que tal assistir a comédias? Sugestões: Se Beber Não Case (Warner, 2009), Como Matar Meu Chefe (Warner, 2011) e A Proposta (Touchstone, 2009).

Fontes: mdemulher e tuasaude



Gesiane Simão
Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário