Dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. E, para os que ainda tinham dúvidas com relação ao poder do riso, uma boa notícia! Ele faz muito bem à saúde e ao coração. Dr. Francisco Ramos Farina, cardiologista, explica que além daquela sensação de bem estar, o riso pode ser comparado a uma atividade física que trabalha os músculos da face, tórax, abdome e membros inferiores, auxiliando o organismo a melhorar suas funções.
“Quando damos risada são ativados diversos grupos musculares do corpo, levando a uma aceleração da frequência cardíaca e um leve aumento da pressão arterial, o que melhora a oxigenação das células. Além disso, há uma vasodilatação com queda da pressão arterial e, consequentemente, uma sensação de relaxamento”, afirma o especialista.
Dr. Farina conta que durante o processo do riso há ativação de mecanismos endógenos de produção e liberação de hormônios. “A endorfina, que é o hormônio natural do relaxamento, tem sua produção aumentada quando damos risadas. Por outro lado, há diminuição na produção dos hormônios que causam estresse, como adrenalina e cortisol, prevenindo de infartos e derrames cerebrais. Há ainda aumento na produção do colesterol bom (HDL), que é um protetor contra doenças cardiovasculares”.
Outros benefícios do riso ressaltados pelo especialista são: prevenção de rugas, melhora na ventilação pulmonar, na digestão e no trabalho do fígado, e aumento na produção de células de defesa (linfócitos B e T). “Por este motivo é muito importante os trabalhos voluntários que estimulam o humor, por todos estes benefícios que ele traz aos pacientes. É uma ótima forma de exercitar o coração, em todos os sentidos”.
Prescrição:
Para o cardiologista, não há dose certa diária de risos e gargalhadas. “O importante é rir! Quanto mais você ri, mais exercício físico estará fazendo”. Ele indica, ainda, algumas recomendações de estudiosos no assunto:
- Cada minuto de riso diário equivale a 45 minutos de relaxamento;
- Rir durante 15 minutos, todos os dias, queima até 40 calorias. Isso significa que ao longo de um ano você pode perder dois quilos, só dando risada;
- Rir de 100 a 200 vezes ao longo do dia equivale a um esforço cardiovascular de 10 minutos de corrida, o que também faz bem ao coração.
Fonte: Portal Nacional Segs
SBG
Nenhum comentário:
Postar um comentário