Você consegue lembra-se de como era fazer um discurso na escola primária na frente de toda a classe?
Ou quando entra numa sala cheia de estranhos e tem um surto de auto-foco e ao mesmo tempo fica com a sensação que todas as pessoas estão a observá-lo? Provavelmente a sua boca ficou seca, você sente-se agitado e com uma sensação de borboletas no estômago, enquanto o seu coração vai batendo cada vez mais rápido.
Quer sejamos introvertidos ou extrovertidos, todos nós podemos experienciar esse sentimento de timidez em algum momento das nossas vidas. Socialmente, construiu-se a ideia errada de que só os introvertidos vivem a experiência da timidez, mas isso não é verdade. A timidez tem mais a ver com estar à vontade consigo mesmo, especialmente quando se encontra em situações sociais. Para muitas pessoas, esta condição pode por vezes estender-se até à idade adulta. Talvez você hesite em fazer um telefonema ou abordar alguém para pedir uma orientação. Às vezes isso pode prejudicar mais do que ajudá-lo. Você começa a evitar algumas situações, evita ir a lugares, evita constrangimentos, pode evitar defender a sua opinião por receio do confronto e da exposição.
Infelizmente, a timidez é um enorme obstáculo para o sucesso. Para as pessoas que compartilham esse problema, é importante compreender as causas, trabalhar e esforçar-se para superá-la, desde que sintam que lhe causa prejuízo na sua vida.
Desejamos que esta leitura possa ajudá-lo com esse sentimento.
E mais... você também pode se juntar com a trupe dos Hospitalhaços e ver o que pode acontecer com sua timidez...
Acesse o link da Fonte e tenha acesso a matéria completa.
Beijinhos sabor chocolate com pimenta :0)
Fonte: Escola Pscicologia
FBR
Nenhum comentário:
Postar um comentário