Segundo a psicóloga Luciana de la Peña, do Espaço Trocando Ideias, a amizade é fundamental para preencher as lacunas e oferecer segurança em poder contar com alguém que realmente se importe.
"Os amigos constroem a relação com base nas afinidades e companheirismo, respeitando as diferenças. Por isso, são fundamentais. O ser humano naturalmente vive em comunidade, por mais antissocial que seja, ele não se sentirá confortável com a solidão. Mesmo que esse amigo esteja longe, saber que existe alguém que quer o seu bem-estar, mesmo que não esteja fisicamente presente no dia-a-dia, traz um conforto. Para isso, a tecnologia deve ser utilizada como aliada, seja com contato frequente pela internet ou utilização de SMS para agilizar a comunicação", afirma a psicóloga.
É o caso dos amigos Jandira Santos e Ciro Biggi, que se conhecem há mais de 30 anos e sustentam o bom convívio apesar da distância geográfica. A relação entre os dois começou em uma seção de leitores de uma revista, após isso eles trocavam cartas e hoje a cada três meses eles fazer a ponte aérea Rio-São Paulo para se encontrarem.
"Com o tempo, estreitamos o coleguismo e depois viramos amigos-irmãos. O Ciro já me acompanhou em passeatas, deu apoiou em momentos difíceis da minha vida, e hoje nossas filhas se conhecem e se tornaram amigas também", contou Jandira.
Fonte: SRZD
JF
Nenhum comentário:
Postar um comentário