terça-feira, agosto 25, 2015

Entrevista: “Trabalhando com o Voluntariado” por Márcia Beatriz

Para Márcia Beatriz Osório, compreender que faz parte de uma coletividade é característica essencial de um trabalhador voluntário. 

No 1º Congresso de Palhaços Humanitários, que acontece entre os dias 5 e 7 de setembro, a professora e assistente social apresentará aos participantes do evento sua palestra “Trabalhando com o Voluntariado”. Por meio de sua ampla experiência em gestão de projetos com voluntários, ela mostrará a importância do treinamento, da perseverança, do bom senso e do espírito de equipe que devem sempre estar presentes nesse tipo de trabalho. 

A entrevista a seguir mostra um pouco do que será apresentado. Confira!

Sua palestra no Congresso de Palhaços Humanizadores será “Trabalhando com o Voluntariado”. Por favor, fale brevemente sobre a palestra e o que será apresentado aos espectadores?

O meu objetivo será investir para que a percepção de cada espectador sobre o trabalho que realiza fique ampliada, tanto em importância, quanto na capacidade para influenciar os resultados. Que perceba também que esta responsabilidade, para que seja bem realizada, exige treinamento, perseverança, bom senso e espírito de equipe. 
               

O que te fez trabalhar com assistência social e como começou o seu trabalho com o voluntariado?

Um ideal político. Agir de forma coordenada, embasada  conceitual e metodologicamente em prol da comunidade. Não iniciei o trabalho voluntário na juventude. Foi por conta da atividade profissional que exercia. Estimulando que outros o fizessem, senti vontade de realizar.   


Na sua opinião, qual é a principal essência de um voluntário?

Compreender que faz parte de uma coletividade. Que qualquer ação realizada gera repercussão para todos. Os castelos protetores e geradores de imunidade não existem.

Qual a importância de se incentivar o voluntariado na sociedade brasileira?

É importante compreender o trabalho voluntário de uma forma mais ampla e expressiva. Todos convivemos grande parte de nosso tempo no espaço comum, portanto temos a contribuir e usufruir. 

O tema voluntariado é extremamente enriquecedor e desafiante. A riqueza está relacionada ao caráter motivacional, ingrediente básico para que a ação se efetive. Agir em prol de causas e pessoas, mesmo sem conhecê-las. Um desejo de que a humanidade evolua, se desenvolva. O desafio atribuo à necessidade de investimentos que acelerem a compreensão do brasileiro em relação ao foco do trabalho voluntário, ainda hoje muito associado a  sua origem no país, onde os pilares são a religiosidade e a ação voltada para os oprimidos. 

Quais as principais características que um voluntário deve ter ao abraçar uma causa? Aliás, como escolher o trabalho ideal?

A realização do trabalho voluntário é permeada por uma relação de respeito e confidencialidade. Para tal, o bom senso, a capacidade para executar as ações e o desejo de trabalhar em equipe são fundamentais. 

É importante que o voluntário saiba o objetivo da causa em que irá investir. Quais são os resultados esperados? Indo em busca da efetivação dos respectivos resultados. 

A escolha do trabalho está relacionada a uma identificação com a causa, a condição de realizar o que foi contratado e a satisfação pelas entregas que realiza.      
  
A ONG Hospitalhaços tem vários tipos de voluntários que trabalham na administração, comunicação e, principalmente, em hospitais por meio dos palhaços. Como vê o trabalho da ONG?

Um trabalho que exige muito preparo. A proximidade do cômico ao ambiente hospitalar é um desafio e tanto. Dosar o tamanho da alegria a ser ofertada, considerando a vulnerabilidade de cada caso é algo a ser feito com muita maestria. Isto sem mencionar as questões burocráticas, financeiras, de gestão.  
A equipe de profissionais da organização tem investido suor, lágrimas e risos para tal, tem transposto grandes desafios e obtido resultados à altura.    
   

Sobre o Congresso

A ONG Hospitalhaços realiza em setembro o 1º Congresso de Palhaços Humanitários, em Campinas (SP). O objetivo é promover um encontro que reúna diversos grupos que já trabalham com a humanização hospitalar por meio da figura do palhaço ou que pretendem formar um grupo.

A programação inclui oficinas, palestras, grupos de discussão, cabaret e baile de palhaços!

Para se inscrever e conhecer a programação completa, clique aqui.

Luciana Pansani
Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário