quarta-feira, agosto 27, 2014

Salão Internacional de Humor segue até outubro em Piracicaba

A 41ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que começou no último sábado (23) com a divulgação dos vencedores, reúne 368 trabalhos enviados por artistas de todo o mundo. A exposição fica aberta ao público até 12 de outubro, de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h, no Armazém 14 do Engenho Central.

O cartum do iraniano Afshin Nazari foi o grande vencedor do Salão deste ano. O trabalho conquistou o 1º lugar na categoria Cartum e levou também o Grande Prêmio Zélio de Ouro.

O primeiro lugar em Charge foi para Ali Miraee, também do Irã. Robinson José da Silva, do Brasil, retratou o compositor Cartola em uma escultura de metal e levou o primeiro lugar em Caricatura. Também do Brasil, Raimundo Rucke foi o primeiro colocado em Tiras/HQ (imagem abaixo). Da Ucrânia, Vladimir Kazanevsky foi o vencedor do prêmio temático Indignação.

O brasileiro Rafael Limaverde venceu o prêmio Saúde Unimed. Já o peruano Walter Alvarez Toscano ficou com o prêmio Câmara de Vereadores com caricatura do presidente russo Vladimir Putin. O prêmio Águas do Mirante foi para Moacir Knorr Gutierres, também do Brasil. O vencedor do prêmio júri popular Alceu Marozi Righetto será conhecido após votação pela internet, que começou na abertura do Salão no sábado (23).

Este ano, o tradicional Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebeu trabalhos de 576 artistas de 55 países, que enviaram 2.562 obras para o evento. Destes, 368 foram selecionados para a mostra principal. 

O público que visitar a exposição poderá apreciar 122 caricaturas, incluindo sete esculturas, 78 cartuns, 56 charges, 68 tiras/HQ e 44 desenhos do prêmio “Indignação”, todos trabalhos inéditos, escolhidos por um júri formado por jornalistas e cartunistas.

O júri de premiação foi composto pelo arquiteto e um dos criadores do Salão, Fausto Longo, o radialista e humorista Paulo Bonfá, o presidente da Adjori-SP (Associação de Jornais do Interior de São Paulo), o jornalista Carlos Balladas, o escritor e jornalista Jorge Cunha Lima, além dos cartunistas Luiz Carlos Fernandes, da colombiana Elena Ospina e do belga Luc Descheemaeker.

Fizeram a seleção dos trabalhos, os cartunistas Tiago Hoisel Ferraz, Bruno Hamzagic de Carvalho, Osvaldo da Silva Costa, Antonio Carlos Tironi Galhardo, o Caco, Marcelo Henrique Maiolo e os jornalistas Ingrid Gomes e Paulo de Tarso Porrelli.

Serviço:

41° Salão Internacional de Humor de Piraicaba
Local: Armazém 14 do Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454 - Piracicaba
Data de visitação: até 12 de outubro
Horário: de quarta a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h
Entrada: gratuita
Informações: (19) 3403-2615, (19) 3403-2620, (19) 3403-2621 e (19) 3403-2623

Nenhum comentário:

Postar um comentário