domingo, junho 01, 2014

"Hospital do Ursinho" tenta diminuir o medo das crianças por médico


A iniciativa partiu da ONG International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA), que atua em mais de 50 países, com a ajuda de estudantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).


O "Hospital do Ursinho" aconteceu no Hospital Infantil Lucídio Portela (em Teresina, no Piauí), e objetivou diminuir o medo que as crianças têm de médicos e de ir ao hospital.

Para isso, foi montada uma estrutura semelhante à um hospital, na qual as crianças teriam que levar um ursinho para receber cuidados médicos. O hospital de brincadeira tinha recepção, sala de atendimento médico, sala de curativos e farmácia. O ursinho de pelúcia passa por uma consulta e ao final vai a farmácia para a retirada dos remédios (doces, balas, chocolates), podendo ainda, ser encaminhado para a sala de curativos, caso esse apresente fraturas, escoriações na pele ou outros.

A iniciativa visa acabar com a chamada "síndrome do jaleco branco", ou seja, o medo das crianças pelos profissionais da saúde. Muitas crianças choram ao ter que visitar o ambiente hospitalar e iniciativas como essa ajudam a entender o quanto eles são importantes, além de aumentar a confiança das crianças.

O Hospital do Ursinho é ainda um projeto piloto, mas  a intenção é torná-lo periódico, sendo uma extensão da UESPI que funcione mensal ou quinzenalmente. 



Fontes/Fotos: Site G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário