domingo, abril 27, 2014

Doe sua voz para ajudar quem não pode falar


Agora já é possível "doar sua voz" para quem não pode falar! Dois cientistas da fala, Rupal Patel e Tim Bunnell, criaram o aplicativo VocalID, que pretende acabar com aquela voz sintética robótica que resta como única opção para pessoas que perdem a capacidade de falar ao longo da vida. A ideia dos pesquisadores é produzir vozes customizadas para cada pessoa, com a ajuda daqueles que conseguem falar.
Funciona assim: você se voluntaria como doador de voz no site do VocalID, grava de 2 a 3 horas de discurso no seu celular em um ambiente silencioso e envia o conteúdo para a equipe.
Com a ajuda de um programa chamado ModelTalker, os cientistas cortam o discurso para captar as unidades básicas da fala e, assim, combiná-las de diferentes jeitos, para formar novas palavras e sentenças.
 A equipe do VocalID também grava os poucos sons que seus pacientes conseguem emitir e, ao misturá-los com a fala do doador, criam uma nova voz, única (aqui, eles exemplificam o processo).
Ainda em estágio inicial, o VocalID só aceita discursos em inglês, mas já está precisando muito de doadores – inclusive crianças.

Que tal usar um pouco do seu tempo livre para dar voz à alguém? ;)


Por: Fernanda Lagoeiro
Fonte: Revista Super Interessante
Foto: Site Imperial FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário