quarta-feira, abril 23, 2014

Caminhada gratuita para combater a dor

Imagem da web
Caminhada existe desde 2009 e atende gratuitamente pessoas que sofrem com dores crônicas

Será neste domingo (27), em Campinas, a partir das 8h, a Caminhada Pare a Dor, evento promovido pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) e que acontece desde 2009 em várias capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Natal e Porto Alegre, por exemplo. De acordo com a assessoria de imprensa do evento, a concentração será no portão 3, da Lagoa do Taquaral. O objetivo principal da campanha é melhorar a qualidade de vida de quem sofre com dores crônicas e orientar os tratamentos mais corretos.

Para participar é só comparecer ao local, preencher uma ficha e retirar a camiseta da campanha para usar durante o percurso. Uma equipe de profissionais de saúde – fisioterapeutas, enfermeiros, professores de educação física - acompanha todo o trajeto e orienta os caminhadores. Ao final, acontece uma série com alongamentos.

A dor crônica é um problema que atinge 30% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), e mais de 60 milhões de pessoas no Brasil, conforme a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED).

“O tratamento pode ser simples, dependendo do problema que a pessoa tem, mas muitas agravam os sintomas cometendo erros que podem ser evitados facilmente, como automedicação, por exemplo”, explica a especialista Gabriela de Lima Freitas, uma das profissionais das caminhadas de Campinas.
Especialistas alertam que a dor aguda é um sintoma de algo que acontece no corpo. A dor crônica, por sua vez, é aquela que já dura mais de três meses, sendo considerada uma doença do indivíduo, que pode prejudicar consideravelmente a qualidade de vida. A campanha, que conta com o apoio da Zodiac Farmacêutica, ajuda bastante o paciente, já que o exercício físico tem o potencial de liberar analgésicos que nosso organismo produz. A atividade física tem que ser regular e acompanhada por especialistas para surtir o resultado esperado.

SERVIÇO

Caminhada Pare a Dor

Data: Domingo, 27 de abril
Horário: 8h
Local: Parque Taquaral – ponto de encontro no portão 3


Fonte: RAC
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário