sexta-feira, dezembro 13, 2013

Espetáculos circenses estão na programação de Natal em Campinas

 Família Burg, Cia. Tomara que Não Chova, A Mala dos Mamulengos e Troupe Per Tutti se apresentam em praças e espaços públicos entre 12 e 21/12
Praças e espaços públicos de Campinas vão se transformar em picadeiro para atores e artistas circenses entre os dias 12 e 21 de dezembro, com a proposta de levar alegria ao público.

A Cia. Tomara que Não Chova e sua "Caravana Roliday", a tradicional Família Burg, a literatura de cordel no teatro de bonecos da A Mala dos Mamulengos e a Troupe Per Tutti em busca do Papai Noel estão na programação de Natal da cidade, promovida pela secretaria municipal de Cultura.

As apresentações vão ocorrer no Centro de Convivência, Largo do Rosário, Praça Rui Barbosa (Centro) e Lagoa do Taquaral.

Sobre os grupos

O grupo teatral Troupe Per Tutti apresenta o espetáculo “Circo Per Tutti de Natal”. Os palhaços decidiram entregar pessoalmente suas cartinhas para o Papai Noel e mostrar que se comportaram bem. De acordo com diretor do grupo, Alexandre Cartianu, a encenação será de forma didática e interativa com o público. “As pessoas vão participar e ajudar os palhaços. Já fizemos apresentações como essa outra duas vezes e queremos aproveitar que as pessoas estarão com as crianças fazendo as compras de Natal para atrair o público”, disse.
A companhia é especializada na criação e produção de espetáculos de comédia para os públicos de todas as idades. Com quase 10 anos de criação e tradição circense, a cia. criou comédias originais, interativas e educativas com personagens exclusivos dos mais variados temas.

Família Burg circo CampinasJá a Família Burg é um grupo circense de Campinas f
ormado por Ivens Burg Cacilhas, Hugo Burg Cacilhas e pela atriz Joana de Toledo Piza, que iniciou em 2001 seu percurso como palhaços através da pesquisa intitulada "A descoberta do Clown pessoal", orientada por Ricardo Pucetti do Lume Teatro, também de Campinas. Desde então vem aprimorando o exercício da comicidade, seja através de gags, reprises, números, entradas ou espetáculos. Circula pelo país em festivais como “Anjos do Picadeiro”, Festival Internacional de Circo do Sesc, Festival Paulista de Teatro, “Palhaçaria Paulistana”, “Panorama de Circo”, “Litoral em Cena”, entre outros.

Em "Caravana Roliday", a Cia. Tomara Que Não Chova faz um trabalho delicado para a construção de seus personagens, levando a magia do palhaço em homenagem ao circo. O diretor Rodrigo Senden faz uma pesquisa com alguns mestres de picadeiro, em que absorve o trabalho do palhaço transmitido de pai para filho, e os circos "Tomara que Não Chova" do Nordeste, onde a figura cômica do palhaço é o mote principal para ter um bom espetáculo que alegra crianças e adultos. A partir deste trabalho, Rodrigo dirige esquetes tradicionais antigas, que são chamadas de "anônimos".

E por último, A Mala dos Mamulengos apresenta 
“A Chegada de Lampião no Inferno”, um espetáculo de mamulengos baseado no cordel de José Pacheco que, através da “brincadeira” com bonecos, repleta de rimas e tiradas engraçadas, embalada com muito baião, retrata de forma bem humorada o conflito que se estabelece quando forças opostas se encontram e cada qual tenta impor seus interesses. Uma viagem ao imaginário popular, onde o espetáculo transfere para o boneco a saga de Lampião (herói ou bandido?), através da poesia representada no que há de mais fiel ao tradicionalismo do teatro de mamulengos. 
teatro de bonecos A Mala dos Mamulengos CampinasO núcleo de teatro de bonecos A Mala dos Mamulengos tem como prioridade desenvolver em seu repertório as manifestações existentes na cultura popular: teatro de mamulengos, músicas, cordel e contação de histórias.

Programação e serviço:

12/12
18h - Família Burg
Local: Centro de Convivência - Cambuí
19h - Troupe Per Tutti
Local: Largo do Rosário - Centro
13/12
18h - Tomara Que Não Chova
Centro de Convivência - Cambuí
14/12
10h - Troupe Per Tutti
Local: Lagoa do Taquaral
15/12
10h - Troupe Per Tutti
Local: Centro de Convivência - Cambuí
15h - Família Burg
Local: Lagoa do Taquaral – Portão 1
20/12
18h - Troupe Per Tutti
Local: Praça Rui Barbosa - Centro

21/12
10h - A Mala dos Mamulengos
Local: Lagoa do Taquaral – Portão 1

15h  - Troupe Per Tutti
Local: Lagoa do Taquaral – Portão 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário