quarta-feira, novembro 13, 2013

Palhaços voluntários visitam 30 mil pessoas

O Voluntário e Professor André Mattos dos Santos e seus alunos do 9º ano
A ONG Hospitalhaços atende 13 instituições públicas, sendo que quatro delas são da região

O que leva uma pessoa a ser voluntária? O professor André Mattos dos Santos, 22 anos, resolveu engrossar o grupo do "bem" depois que acompanhou a visita de um palhaço em um hospital onde sua mãe se submetia a um tratamento de saúde. "Posteriormente, um amigo que era voluntário me levou para conhecer o projeto e há três anos faço parte dele", afirma. O projeto ao qual Santos se refere é a ONG (organização não governamental) Hospitalhaços, que atualmente está presente em 13 hospitais públicos e realiza mais de 30 atendimentos mensais.

O professor foi entrevistado por alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Silvino José de Oliveira, do bairro Cordenonsi, em Americana. O bate-papo atende a proposta do Projel (Programa Jornal na Escola) 2013: inserir os jovens no universo dos voluntários. O programa é resultado de uma parceria entre o Derame (Diretoria Regional de Ensino de Americana) e o Grupo LIBERAL de Comunicação.

Na região, a ONG Hospitalhaços visita pacientes do Hospital Estadual de Sumaré, Hospital Municipal de Paulínia, Hospital Municipal e Infantil de Americana, e o Hospital Estadual Mário Covas, em Hortolândia. São 2,5 mil voluntários cadastrados e 400 palhaços atuantes. Juntos, eles implantam e administram brinquedotecas; criam condições de bem-estar e humanização para pacientes, familiares e profissionais da área da saúde; e levam diversão, distração e atenção com um único objetivo: conseguir um sorriso.

"O trabalho voluntário traz benefícios tanto para quem recebe como para quem realiza. Desde que entrei para a ONG, passei a ter um melhor relacionamento com família e amigos e a valorizar mais a amizade", afirma Santos. "Muitas pessoas falavam dessa ONG, mas nunca tive noção de como funcionava. Foi uma surpresa saber que meu professor é voluntário. São pessoas como ele que amenizam o sofrimento alheio. Pessoas que praticam o bem sem receber nada em troca", comenta a estudante Maria Eduarda da Silva, 14 anos.

Antes de entrevistar Santos, a aluna Fernanda Simões, 14 anos, desconhecia o bem que a Hospitalhaços faz para aqueles que estão internados. "O professor mostrou como é importante para os pacientes o trabalho que a ONG realiza. Ele é um exemplo para nós". "Não sabia o que era uma ONG e nunca tinha ouvido falar da Hospitalhaços. Achei muito legal o que eles fazem, ajudar as pessoas doentes proporcionando momentos de alegria no seu dia a dia", destaca Lucas Rodrigo Martins de Oliveira, 15 anos. A entrevista foi realizada sob a supervisão da professora de Língua Portuguesa, Márcia Regina Bibo.

Quer ser um deles?
Se você ficou interessado no trabalho da Hospitalhaços e quer integrar a equipe, entre em contato com a direção da ONG por meio do e-mail apoio@hospitalhacos.org.br ou pelos telefones (19) 3237-2603 e 3234-3076.

Nenhum comentário:

Postar um comentário