domingo, junho 02, 2013

A importância da Risoterapia



A Risoterapia (ou terapia do riso) tem se mostrado eficaz no combate a diversas doenças. Há evidências de que as defesas imunitárias aumentam por meio do riso. Mesmo existindo há mais de 60 anos, essa terapia, tida como complementar, ficou mais conhecida na década de 1990 com o filme americano intitulado Patch Adams - o amor é contagioso. O famoso médico utiliza a alegria para incentivar a cura de seus pacientes.
Estudos comprovam que a felicidade, que tem como efeito colateral o riso, realmente faz bem à saúde. Os benefícios são mentais, sociais e físicos. O riso ainda auxilia na reativação de funções orgânicas, no fortalecimento do sistema imunológico, na liberação de tensões e na estimulação de endorfinas, um hormônio auxiliar na sensação de bem-estar e que reduz a dor quando estamos doentes.
Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, atesta que a risada aumenta a tolerância à dor. Um primeiro grupo de voluntários assistiu a vídeos cômicos, enquanto outra metade dos participantes viu programas bem chatos. Após a sessão, os especialistas provocaram sensações dolorosas nas duas plateias. Aqueles que deram gargalhadas puderam suportar até 10% mais dor do que os clinicamente entediados.
“O humor é capaz de diminuir as dores devido à liberação de endorfina”, acredita Robin Dunbar, autor do experimento e diretor do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva da Universidade de Oxford. A endorfina é um hormônio que gera euforia, atenuando o incômodo físico e o estresse psicológico. A pesquisa inglesa mostra ainda que existem risadas e risadas em relação à química do bem-estar. “O riso relaxado e social é o único que funciona. Já o polido, que soltamos por educação, não tem efeito nenhum”, sinaliza Dunbar.
Especialistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desvendaram outro elo, dessa vez entre as gargalhadas e o aumento do calibre dos vasos sanguíneos. Os voluntários tiveram que assistir a dois filmes, um violento e outro de comédia. Os cientistas perceberam que o fluxo de sangue crescia 22% nas risadas e diminuía 35% durante as cenas de tensão. Por isso, Michael Miller, autor da pesquisa e diretor do Centro de Cardiologia Preventiva da universidade americana, sugere uma dose diária de risadas. “Para obter o melhor efeito para o coração, devemos rir até chorar”, diz o especialista. A cardiologista Patrícia Oliveira, do Instituto do Coração de São Paulo, finaliza: “Quando os vasos ficam dilatados, a pressão cai e há uma diminuição de outros fatores por trás do risco de doenças cardiovasculares”.
De acordo com o homeopata e autor do livro A Terapia do Riso (Editora Pensamento), Eduardo Lambert, a alegria e o riso ajudam na resposta aos tratamentos e os mecanismos naturais de autocura.
"O riso treme, vibra nosso corpo e nos relaxa dando uma sensação de bem-estar. Ele ativa em nosso cérebro a produção de substâncias químicas que nos protegem contra acidentes vasculares cerebrais, estresse, problemas cardíacos e até depressão", afirma o médico. Quanto maior a intensidade da risada, maior será a produção dos neurotransmissores importantes para a saúde como as endorfinas e as serotoninas, que são antidepressivas.

Praticando a Risoterapia

Todas as pessoas podem praticar - inclusive as crianças -, e, para especialistas, rir deveria se tornar um hábito para preservar a saúde física e mental. O método não é recomendado para pessoas recém-operadas de tireoide ou abdome, sem que tenham a autorização do médico responsável.
Na primeira parte, são ensinadas técnicas para rir, leituras de textos cômicos e meditações. Durante o processo, são trabalhados o bom humor, o poder da decisão, interatividade, extroversão e altruísmo. Além disso, existem exercícios para se liberar de apegos e mágoas e desenvolver a gratidão. A Risoterapia pode ser aplicada por um terapeuta do riso que já tenha participado de grupos, estude o método e aprenda a prática.

Incluindo a Risoterapia no seu dia-a-dia

● Durma com bons pensamentos e acorde de bom humor;
● Dê bom dia para si mesmo e para tudo que está a sua volta;
● Pense em todas as coisas boas que pretende fazer no dia;
● Olhe-se no espelho pela manhã e sorria para você e também para todas as pessoas que fazem parte do seu dia a dia;
● Sinta que o otimismo e a alegria estão abrindo novos caminhos;

Ao gargalhar, o indivíduo trabalha quase todos os músculos do rosto e do abdome, promove maior oxigenação do cérebro, estimula a liberação da endorfina (substância que ameniza a dor e promove o prazer). A risada tem ainda efeito anestésico e aumenta a imunidade do organismo. Por isso, pesquisas realizadas nos EUA comprovaram que ela acelera o processo de cura e diminui o tempo de internações.

Motivos para experimentar a Risoterapia

1. O bom humor desenvolve a saúde física, mental, afetiva e emocional;
2. Elimina o estresse e melhora as relações cotidianas do trabalho;
3. Mantém o otimismo e aumenta o pensamento criativo e positivo;
4. A prática proporciona bem-estar, energia e disposição para as tarefas diárias;
5. A alegria proporciona relações familiares mais sinceras e unidas;

Indicada para todas as idades, a Risoterapia ganha cada vez mais adeptos como uma maneira de superar problemas e encarar o mundo sob uma nova perspectiva. O riso é induzido por meio de exercícios respiratórios, sons, mímicas e, principalmente, contato olho a olho. Em três meses, o indivíduo já começa a sentir os resultados do bom humor.

Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços



Nenhum comentário:

Postar um comentário