quarta-feira, maio 01, 2013

Dia do trabalho...voluntário!


Dia 1 de Maio é comemorado o Dia do Trabalho. Essa comemoração começou com uma greve em Chicago (EUA) em 1886 e foi se disseminando, passando pela Europa e chegando ao Brasil em 1924, virando um feriado decretado pelo então presidente Artur Bernardes.
Trabalho diz respeito à atividades realizadas, a esforço, produção e metas, que não necessariamente propiciam ao trabalhador uma recompensa financeira. E por que não aplicar isso também para o trabalho voluntário?
Voluntariar é se esforçar, é produzir e cumprir metas, em prol de alguém e/ou alguma causa. Cada vez mais as pessoas têm se conscientizado disso e procurado projetos para participar: segundo dados da Rede Brasil Voluntário divulgados em 2011, um em cada quatro brasileiros participa ou já participou de algum trabalho voluntário. A pesquisa divulgou ainda que, entre os voluntários, 54% exercem esta prática com frequência definida. O perfil do voluntário brasileiro aponta para pessoas que, em sua maioria, têm entre 30 e 49 anos, trabalham em outras atividades e reservam, em média, três dias e meio ao mês para esse tipo de ação.
Porém, a tendência é que isso mude, pois a tecnologia também está tomando conta do mundo social, e a prática do voluntariado online vem se destacando, principalmente entre os jovens. No voluntariado online, a pessoa pode participar de diversas formas, (inclusive sem sair de casa) publicando textos em blogs, sites e redes sociais. Esse tipo de prática facilita muito para o jovem atual por exemplo, que estuda, trabalha, e tem milhares de outras atividades.
Voluntariar é muito fácil e gratificante! Veja abaixo como começar:
  • Procure ver que tipo de trabalho combina com você;
  • Vá atrás de ONGs e Institutos sérios;
  • Visite o local no qual deseja voluntariar. No caso do voluntariado online, fale com o máximo de pessoas que puder, e deixe claro sua disponibilidade.

Além de ajudar pessoas, ONGs e Institutos e apoiar causas importantes, o trabalho voluntário ainda:

  • Desperta maturidade, responsabilidade e solidariedade;
  • Promove mudanças, mesmo que pequenas;
  • Valoriza o currículo (muitas empresas têm priorizado voluntários).

E você, é/já foi voluntário? O que acha de transformar o Dia do Trabalho em Dia do Trabalho Voluntário ? ;)


Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário