segunda-feira, abril 01, 2013

Trabalho voluntário reduz risco de doença cardíaca, segundo pesquisa

Se voluntariar não é bom apenas para a sua alma. Nova pesquisa aponta que o trabalho voluntário pode evitar doenças cardíacas e depressão.


Novo estudo da University of British Columbia, em Vancouver, no Canadá, aponta que realizar trabalho voluntário pode trazer benefícios para o coração. Segundo a pesquisa, jovens voluntários apresentam sistema cardiovascular mais saudável e menos riscos de sofrer com doenças do coração. 
O trabalho encontrou melhoras em diversas métricas referentes à saúde do coração entre os voluntários após apenas 10 semanas de trabalho em programas comunitários.
 
De acordo com os especialistas, a pesquisa traz evidências de que doar seu tempo e energia pra ajudar outras pessoas não faz com que você se sinta bem apenas. Na verdade, isso tem um efeito positivo no bem-estar físico.
 
Uma das autoras do estudo, a pesquisadora Hannah Screier, lembra ainda que “os voluntários que relataram os maiores aumentos na empatia, no comportamento altruísta e na saúde mental foram, também, os que tiveram melhorias mais evidentes na saúde cardiovascular”.
 
O estudo contou com 106 adolescentes de um colégio em uma pequena cidade nas redondezas de Vancouver. Os jovens foram divididos em dois grupos, um que prestou trabalho voluntário durante 10 semanas e outro que estava na lista de espera para o voluntariado. Foram medidas, nos jovens de ambos os grupos, condições de saúde como IMC (Índice de Massa Corporal), níveis de inflamação e colesterol. Além disso os estudantes também falaram sobre autoestima, saúde mental, humor e empatia.
 
Depois das semanas de trabalho, o grupo de voluntários apresentou níveis mais baixos de colesterol e inflamação, além de IMC menor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário