terça-feira, março 05, 2013

CEESD promove Segunda Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Para garantir uma relação de igualdade e alcançarmos o equilíbrio social, dois fatores são decisivos: o respeito às diferenças e a cordialidade com o próximo de todas as formas e em todos os meios.

É nesse cenário que se insere a iniciativa de um grupo de mães de crianças, jovens e adultos com síndrome de Down: a Segunda Caminhada pela Inclusão – CEESD. O evento, que promete reunir cerca de mil pessoas, será realizado no domingo, 17 de março, na lagoa do Taquaral, a partir das 9h.

O CEESD (Centro de Educação Especial Síndrome de Down) é uma ONG (Organização Não-Governamental) de Campinas que, desde 1981, se dedica à promoção do desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down e da inclusão dessas pessoas na sociedade. Para tanto, o CEESD desenvolve programas de estimulação precoce, inclusão escolar e oficinas. As famílias também recebem acompanhamento.

A caminhada
A caminhada tem como objetivo comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março para conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com síndrome de Down, bem como sobre a necessidade de se superar o preconceito.

Desde 2012, o Dia Internacional da Síndrome de Down foi incorporado ao calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado em 193 países. A data (21/3) é uma alusão à trissomia do cromossomo 21, que caracteriza a síndrome.

“Quando o preconceito dá lugar ao respeito todos ganham com isso, pois se viabiliza a convivência com as diferenças, e isso nos torna melhor”, ressalta Dalton Felipe Ganem, presidente do CEESD.  A iniciativa conta com o apoio de várias empresas parceiras e de voluntários.

Como participar
Para participar da caminhada e apoiar este importante evento de incentivo à inclusão, basta adquirir a camiseta pelo telefone (19) 3795-4690, ou na sede do CEESD, que fica localizado na rua Ezequiel Magalhães, 99, Vila Brandina, em Campinas. O site é: www.ceesd.org.br.

A síndrome de Down
Ao contrário do que muitos pensam, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma ocorrência genética que se dá no momento da concepção. Por isso, as pessoas com síndrome de Down têm 47 cromossomos ao invés de 46, como ocorre com a maior parte da população.

Há algumas décadas, as pessoas com síndrome de Down viviam à margem da sociedade. Mas, recentemente, vêm conquistando um espaço cada vez maior, graças à ampliação ao acesso à educação e ao mercado de trabalho, além do destaque que muitas pessoas com síndrome de Down vêm alcançando nos esportes, no cinema e em diversas áreas da sociedade.

Serviço:
Segunda Caminhada pela Inclusão - CEESD
Data: 17 de março de 2013, domingo
Horário da concentração: 9h
Local: Portão principal da lagoa do Taquaral

Informações para a imprensa:
Valéria Damas Baroni
Telefones: (19) 3326-1442 - (19) 9610-7079

Heloísa Mendes
Telefones: (19) 8815-0368 - (19) 3227-2631

Sílvia Matos (publicitária)
Telefone: (19) 9792-1123

Maria Marta P. Avancini (jornalista)
Telefone: (19) 8800-1747
E-mail: marta.avancini@gmail.com


Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário