segunda-feira, outubro 22, 2012

Quatro passos para o equilíbrio


Logo depois de dar o primeiro bocejo da manhã de sábado e de repassar mentalmente os compromissos do dia, chega a ansiedade: sábado de novo? A semana passou, mais uma vez, voando. O mês também. O ano.
Falta de tempo é uma queixa cada vez mais comum entre as mulheres contemporâneas, às voltas com jornadas triplas e quádruplas. A boa notícia é que esse quadro aparentemente impossível de se reverter só depende de você para ser mudado. São pequenas atitudes no dia a dia que podem fazer uma grande diferença.
A primeira medida é tirar um dia para organizar tudo aquilo que está parado. Jogue fora velhas contas e papéis inúteis, abra gavetas e as organize, doe roupas e sapatos que não usa e guarde os livros já lidos. Pronto: você abriu espaço para a renovação.
A segunda e mais importante atitude é não se deixar escravizar pelo tempo. Se você compromete todos os minutos do dia com seus afazeres (normalmente, para outras pessoas), precisa abrir, aos poucos, uma janela para você mesma. Comece com cinco minutos diários para meditar, respirar conscientemente, espreguiçar longamente, fazer uma caminhada na natureza ou dançar livremente ao som de sua música favorita.
Como explica a médica americana Joan Borysenko no livro Paz Interior para Mulheres Muito Ocupadas (editora Nova Era), alguns minutos irão se reverter em uma mente mais tranqüila para as demais horas do dia. Aos poucos, você conseguirá aumentar esse tempo só seu, já que uma mente descansada rende mais e perde menos energia com preocupações desnecessárias.
Depois de conseguir alguns minutos exclusivos para você, arranje outros para organizar o seu dia. É a terceira medida para o equilíbrio. Separe os compromissos profissionais e os que faz para os outros daqueles que só dizem respeito a você – a caminhada, a volta ao dentista, o almoço com a amiga que ressurgiu em sua vida. Cumpra-os com a mesma determinação que você dedica às reuniões na escola do filho ou ao relatório do trabalho.
O quarto e último conselho para a conquista do equilíbrio é aplicar os três primeiros desde já – sim, isso quer dizer hoje mesmo. Não espere aquela semana “mais livre” para conquistar a própria liberdade interior – você é que precisa começar a tornar o tempo mais ou menos disponível.

6 passos para evitar o esgotamento

1. Pare de pensar muito nos outros. E passe a pensar mais em você.
2. Recue e delegue. Faça isso não só no trabalho, mas em casa e com amigos.
3. Reavalie seus valores. Separe os que são significativos para sua vida daqueles transitórios.
4. Aprenda a diminuir o ritmo. Leve a vida com moderação.
5. Cuide de seu corpo. Não pule refeições, não faça dietas rígidas, durma bem e não falte ao médico.
6. Mantenha o senso de humor. Traga o riso para sua vida.

Fonte: Sociedade Beneficente Israelita Brasil

SBG

Nenhum comentário:

Postar um comentário