terça-feira, setembro 06, 2011

O que trabalho Voluntário pode fazer por você. Vantagens de ser um Voluntário Parte 2.

Você já fez algum trabalho voluntário? Já pesquisou alguma instituição perto de você que esteja precisando de auxílio em projetos sociais? Procura fazer a sua parte em pequenas ações do seu dia a dia?
A discussão em torno do que é responsabilidade social e voluntariado é recente, o movimento também. Hoje ainda pode ser considerado um diferencial no seu currículo ter uma experiência voluntária de impacto para a sociedade, mas a tendência é que isso caminhe para quase um pré-requisito essencial, assim como ter domínio na língua inglesa.
Mas afinal, no que trabalhar com responsabilidade social pode realmente agregar para você?
1- O olhar do outro
Ao se deparar com os problemas dos outros e trabalhar para melhorar determinadas situações, você ganha uma habilidade essencial para quem deseja liderar equipes: olhar diversas situações sob a ótica do outro. Poucas pessoas conseguem analisar uma situação levando em consideração a diversidade de opiniões, culturas, etc. Você sai preparado para trabalhar em equipe.
2 – Ganho de jogo de cintura
A maioria dos projetos sociais conta com recursos escassos. Então você aprende a trabalhar com a máxima da fazer muito com pouco. Nesse sentido, você busca reduzir custos, o não desperdício e isso estimula e muito a sua criatividade! Esse jogo de cintura te deixa preparado para enfrentar as pressões do mercado de trabalho. Se você consegue se desenvolver com poucos recursos, imagine em uma grande empresa?
3 – Benefícios para sua saúde
Sabia que estudos apontam que ajudar ao próximo traz benefícios ao coração, faz bem ao sistema imunológico, além de aumentar a expectativa de vida no geral? No campo psicológico, podemos até afirmar que o trabalho voluntário contribuiu para dar um sentido a sua vida, é aquela velha expressão: enxergar os problemas dos outros para ver que os seus são pequenos…
4- Visão de mundo
Ao se envolver com uma causa, você se torna mais engajado em melhorar problemas da sociedade, pesquisar ações que já estão sendo feitas e colocá-las em prática. Se interessa mais por política e fica mais informado sobre seus direitos. O seu raciocínio transita bem entre o local e o global, pois você consegue visualizar ações nas diferentes escalas para a causa que está trabalhando.
5- Ética e outros valores implícitos
Quem realiza trabalho voluntário geralmente ganha fortes traços em seu modo de agir, relacionados com: ética, solidariedade, responsabilidade, respeito ao próximo, compromentimento, tolerância, entre outros, bem fortes em sua personalidade.
Fonte: Site Aiesec

Nenhum comentário:

Postar um comentário