Você já fez algum trabalho voluntário? Já pesquisou alguma instituição perto de você que esteja precisando de auxílio em projetos sociais? Procura fazer a sua parte em pequenas ações do seu dia a dia?
A discussão em torno do que é responsabilidade social e voluntariado é recente, o movimento também. Hoje ainda pode ser considerado um diferencial no seu currículo ter uma experiência voluntária de impacto para a sociedade, mas a tendência é que isso caminhe para quase um pré-requisito essencial, assim como ter domínio na língua inglesa.
Mas afinal, no que trabalhar com responsabilidade social pode realmente agregar para você?
1- O olhar do outro
Ao se deparar com os problemas dos outros e trabalhar para melhorar determinadas situações, você ganha uma habilidade essencial para quem deseja liderar equipes: olhar diversas situações sob a ótica do outro. Poucas pessoas conseguem analisar uma situação levando em consideração a diversidade de opiniões, culturas, etc. Você sai preparado para trabalhar em equipe.
2 – Ganho de jogo de cintura
A maioria dos projetos sociais conta com recursos escassos. Então você aprende a trabalhar com a máxima da fazer muito com pouco. Nesse sentido, você busca reduzir custos, o não desperdício e isso estimula e muito a sua criatividade! Esse jogo de cintura te deixa preparado para enfrentar as pressões do mercado de trabalho. Se você consegue se desenvolver com poucos recursos, imagine em uma grande empresa?
3 – Benefícios para sua saúde
Sabia que estudos apontam que ajudar ao próximo traz benefícios ao coração, faz bem ao sistema imunológico, além de aumentar a expectativa de vida no geral? No campo psicológico, podemos até afirmar que o trabalho voluntário contribuiu para dar um sentido a sua vida, é aquela velha expressão: enxergar os problemas dos outros para ver que os seus são pequenos…
4- Visão de mundo
Ao se envolver com uma causa, você se torna mais engajado em melhorar problemas da sociedade, pesquisar ações que já estão sendo feitas e colocá-las em prática. Se interessa mais por política e fica mais informado sobre seus direitos. O seu raciocínio transita bem entre o local e o global, pois você consegue visualizar ações nas diferentes escalas para a causa que está trabalhando.
5- Ética e outros valores implícitos
Quem realiza trabalho voluntário geralmente ganha fortes traços em seu modo de agir, relacionados com: ética, solidariedade, responsabilidade, respeito ao próximo, compromentimento, tolerância, entre outros, bem fortes em sua personalidade.
Fonte: Site Aiesec
Nenhum comentário:
Postar um comentário