quarta-feira, janeiro 12, 2011

Ton-Ton: Ser Hospitalhaço...

Difícil falar sobre o que é Hospitalhaços pra mim, e muito mais difícil é dizer quem é o Ton-Ton...mas vou tentar!


Bem, eu conheci os Hospitalhaços de uma maneira bem simples, estava no meu trabalho quando escutei em uma rádio um comercial falando sobre a ONG, achei interessante e entrei no site, onde tive a idéia inicial do que era o trabalho e, óbvio, achei muito estranho... Por muitos anos admirei o trabalho da ONG e sempre quis fazer parte. Cheguei a fazer trabalhos voluntários para o Lar Vicentina das Senhoras Idosas, mas eram mais pontuais. Sempre esperava a oportunidade de ter mais tempo, porque tinham muitas coisas pra eu resolver, estava sempre correndo e tal... aí foi passando um ano, dois... E eu via que essa correria não ia acabar. Nesse momento o amor e a alegria de palhaço falou mais alto e eu logo respondi :“Eita coisa boa!!!" Pois sempre temos coisas pra resolver, nossas atividades só tendem a aumentar... Aí eu pensei:" Até quando vou esperar? Poxa, isso aqui é para pessoas especiais mesmo! Eu não estou nem perto de ter o 'dom' que eles têm! Dividir o olhar cúmplice com médicos e enfermeiros é simples e unicamente MÁGICO!!!"


Por algum motivo eu tentei de novo, escolhi um hospital que não tinha muitos palhaços, e lá fui eu, Ton-Ton na época, sempre colocando na cabeça que eu tinha que fazer bem para alguém, fazer sorrir, mas quando saía de lá, era eu quem estava bem, eu nem sabia se as pessoas com quem tive contato realmente estavam melhores depois da nossa presença, mas eu estava! Procuro amenizar o ambiente hospitalar, levando um pouco de alegria junto com meu palhaço Ton-Ton. Muitos pensam que é difícil, fazendo transparecer que é uma grande dificuldade, mas não é, pois sorrir é de graça, não custa nada. Mas às vezes em certas ocasiões um simples gesto traduzido por um aperto de mão, um abraço ou uma palavra amiga é o que faz a diferença. E como faz!


Sempre tive o desejo de entrar para a “familhaços”, surgia ali uma paixão. Muitos sorrisos compartilhado muitas coisas tive de abrir mão! Com muito orgulho do que faço.


O que me motiva a adentrar no ambiente hospitalar expondo e assumindo o meu lado ridículo, o meu rosto maquiado, minha roupa colorida e esquisita, é saber que existem muitas pessoas ali dentro esperando pelo momento de dar uma risada.


Ton-Ton

Nenhum comentário:

Postar um comentário